Setembro Amarelo “Se precisar, peça ajuda” – Mariana

Hoje é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio! A data representa o compromisso global de atenção à prevenção ao suicídio, com trabalhos realizados durante o ano todo. A Campanha Setembro Amarelo foi incluída no calendário nacional a partir de 2013 pelo Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, e atualmente é considerada a maior campanha anti estigma do mundo.
Na nossa rede de saúde os acolhimentos são realizados preferencialmente nas Unidades Básicas de Saúde, articuladas com a equipe de matriciamento em saúde mental. Em situações de urgência, as pessoas são encaminhadas aos Centros de Atenção Psicossocial, adulto, de criança e adolescente e álcool e outras drogas. Contamos também com assistência do Conviver, unidade de referência à saúde mental da população atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão.
🤝🏽Ações de discussão do tema como seminários temáticos, educação permanente com as equipes, discussão de casos intersetoriais, marcam a rotina desta agenda. Não estamos sozinhos nesta jornada, é graças ao trabalho em equipe desenvolvido em conjunto às secretarias do nosso município que obtemos resultados positivos. Você pode e deve fazer parte desta rede de atenção nos momentos difíceis que o outro enfrenta!